150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Assembleia Legislativa do Ceará realiza homenagem ao Pai da Aviação

Na ocasião também foram entregues diplomas de reconhecimento a instituições e personalidades pelos serviços prestados à Força Aérea Brasileira
Publicada em: 12/07/2023 19:30
Imprimir
Fonte: BAFZ, por Tenente Maisa
Edição: Agência Força Aérea

Na segunda-feira (10/07), a Guarnição de Aeronáutica de Fortaleza (GUARNAE-FZ) participou de uma Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), em homenagem ao Sesquicentenário do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. O evento foi presidido pelo Deputado Fernando Hugo, autor da proposta, e contou com a presença do Comandante da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho; do Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão do Exército, Cristiano Pinto Sampaio, dentre outras autoridades militares e civis.

Na ocasião, foram entregues diplomas de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Força Aérea Brasileira às seguintes personalidades e instituições: 10ª Região Militar do Exército Brasileiro; Grupo M. Dias Branco; Associação dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica em Fortaleza (ASSAF B25); Joaquim Antônio Caracas Nogueira, idealizador do Museu EPCAR-73/AFA-76, localizado em Guaramiranga (CE); Coronel Aviador Veterano Francisco Laelio de Oliveira Bedê, estudioso e autor de diversos livros sobre Santos Dumont.

Em seu discurso, o Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Lauro ressaltou a importância de celebrar a data. “Homenagear os 150 anos do nascimento de Santos Dumont é uma ocasião importante para recordar o trabalho e o legado desse grande brasileiro. A nossa intenção é motivar cada cidadão brasileiro, principalmente nossas gerações mais jovens, a acreditar em seu potencial, a criar e a buscar soluções para o desenvolvimento de nossa nação. Parafraseando o grande homenageado do dia, ‘Inventar é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender'”, destacou.

Um dos agraciados na Sessão Solene, o engenheiro e empresário Joaquim Caracas, aluno nº 73/196 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), grande entusiasta da Força Aérea Brasileira, dissertou sobre a emoção de ser homenageado. “Como ex-aluno da EPCAR, tive a oportunidade de participar do Centenário de Santos Dumont, em 1973, no Museu Casa de Cabangu, onde ele nasceu. Aquele momento foi marcante e despertou em mim um profundo respeito e admiração por esse visionário pioneiro. É de suma importância celebrar o legado de Dumont e o Museu EPCAR de Guaramiranga tem a honra de desempenhar esse papel, preservando a memória de Santos Dumont e compartilhando sua história com as gerações presentes e futuras”, disse.

Fotos: Soldados Eduardo e Judá / BAFZ